Iniciação científica

A Iniciação Científica (IC) permite que o aluno de graduação desenvolva um projeto de pesquisa, sob orientação de um professor da universidade, aprofundando seus conhecimentos em uma determinada área e aplicando fundamentos teóricos e metodologias de pesquisa.

Ao participar da IC os alunos conseguem aprimorar sua escrita acadêmica, melhoram suas habilidades de leitura de artigos científicos e resolução de problemas.

Todo projeto de IC deve ser registrado na universidade, sendo que na UFSCar eles estão ligado à Coordenadoria de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (CoPICT) da Pró-Reitoria de Pesquisa (link externo).

A IC pode ser desenvolvida com bolsa ou sem bolsa. 

A Iniciação Científica e Tecnológica sem Remuneração (ICTSR) possui os mesmos objetivos das modalidades que oferecem bolsa, porém é destinado aos alunos que não receberão bolsa no processo de seleção, seja por falta de quota institucional de bolsas, por possuírem outras fontes de remuneração ou terem muitas reprovações.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é o programa de concessão de bolsas de IC do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Além das bolsas PIBIC, na UFSCar temos:

  • O PIBIC-Af (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas), que é um programa direcionado aos alunos que ingressaram na UFSCar por uma ação afirmativa.
  • O PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) que é um programa que visa estimular estudantes do ensino superior com pesquisas que envolvam o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

Os projetos são selecionados anualmente, entre os meses de março e abril, por meio de Edital de Seleção de Iniciação Científica e Tecnológica. As informações detalhadas e os editais anteriores e vigentes estão disponíveis no site da CoPICT (link externo).